Encontro com Deus - Pré-Encontro


3º Dia - Pré-Encontro

Lição 3

Tema:

SOMOS SANTOS E FILHOS DE DEUS
Texto:
I João 3:11 / I Pedro 1:15,16

Carga horária: 1 Hora

Iniciar sondando como os discípulos estão, e, após, fazer a oração de abertura. Ministrar coragem e mente aberta para receber a Palavra.

 

CHAMADOS COMO FILHOS PARA CUMPRIRMOS O PROPÓSITO

  1. Imagine um pai que faz muitos investimentos na família. Ele é alguém muito interessado nos filhos. Esse Pai tem sete filhos e dá a cada um a mesma educação, mas cada um tem aspirações para profissões diferentes. O Pai investirá neles. Por mais que o filho seja diferente, o Pai não abre mão do filho.

    - Deus é nosso Pai, e nós, seus filhos

    - Cada um tem seu espaço no Reino para desenvolver o carisma natural – caris (citar o ministério quíntuplo: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres – Efésios 4:11).

    - Cada um vai cumprir o propósito para o qual foi chamado.

    - O Pai nos chamou para ganhar vidas – este é o propósito central do coração de Deus para nossas vidas.

    O coração de Deus está cheio de amor por almas perdidas. (Lucas 19:10)

    1.1. Nos diferentes segmentos da vida vou cumprir o meu propósito. Meu Pai quer que eu lhe dê mais filhos, que multiplique a família. Essa multiplicação é feita em amor

    1.2. Sou uma nova pessoa. Não existe esterilidade no Reino de Deus. A chamada é: Crescer – Frutificar – Governar. (Jo 15:1-5).

    “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.

    Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15: 1-5)

    Informação para o instrutor: diga aos discípulos para ministrarem uns sobre os outros com a seguinte frase: “Você é uma nova pessoa e precisa conhecer mais do amor de Deus. Cresça, Frutifique, Governe.”

    1. CHAMADOS COMO FILHOS PARA ESTARMOS NO SEU PLANO

     

    Nós não somos frutos do pecado. Somos resultado do plano de Deus e pelo Seu sangue somos santos. Ele nos amou, nos alcançou e nos santificou. Mas, como eu sou santo, se eu peco?

    2.1. Sou santo por causa do amor de Deus. Estou debaixo do Seu amor, vou segui-lo com alegria (1 Pe 1:15-16). Lutarei para viver em plena santidade.

    “mas, como é santo aquele que vos chamou, sevo vós também santos em todo vosso procedimento; por quanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo” ( 1 Pe 1:15-16).

    2.2. Como Deus demonstra Seu amor por mim? Através da Sua graça. A graça de dar. (Jo 3:16). O que Deus nos deu? O Seu filho Jesus Cristo. Viverei em pleno amor (ágape).

    1. CHAMADOS COMO FILHOS PARA A VIDA EM CRISTO

    Deus nos deu seu único Filho. Deu o melhor para termos o melhor. Deus nos ama e quer muitos filhos em Sua casa.

    3.1. Para que Ele nos deu Seu filho?

    Para demonstrar Seu amor para conosco. Pelo amor de Deus somos resgatados.

    3.2 Para que Ele nos deu seu amor e perdão (ler João 3:16-21)

    Para vivermos eternamente com Ele. Enfatize: “você tem certeza que Deus lhe perdoou? Então não se sinta mais acusado!”

    Ilustração: Um dia um jovem se rebelou contra seu pai, machucando toda a sua família. Tornou-se uma pessoa indesejável na família. Por conta disto decidiu ir embora, dizendo que não precisava de nada, que não precisava do amor de ninguém.

    Depois de algum tempo ele começou a sentir saudades de casa, mas ficou com medo de voltar, Pois tinha quebrado princípios. Resolveu escrever uma carta pedindo perdão e permissão para voltar mas, para saber se o receberiam, pediu o seguinte sinal: Na casa de seu pai havia uma árvore que podia ser vista pelas pessoas que passavam de trem. Se o pai amarrasse uma bandeira branca na árvore significaria que ele estaria perdoado. Caso contrário, tudo estaria encerrado.

    No trem ele compartilhou sua ansiedade com um rapaz. O trem se aproxima. Como não tinha coragem de olhar, pediu ao seu companheiro de viagem que procurasse a bandeira branca.

    Qual foi a sua surpresa a receber a notícia de que não havia uma bandeira branca mas... a árvore estava toda embranquecida, cheia de bandeiras brancas.

    A casa também estava branca e seu pai estava gritando para os passageiros do trem: “Eu te perdôo, porque te amo!”.

    (Autor desconhecido)

    3.3. Para que serve o amor de Deus na minha vida?

    1. a) Para conhecer a grandeza de Deus. Seu amor é muito extenso.
    2. b) Para que eu ministre este amor a muitas vidas.
    3. c) Para que eu saiba os Seus projetos para minha vida. No Seu plano para minha vida, Ele tem alvos específicos para mim.
    4. d) Para que eu seja santo como Ele o é. Tudo começa com a certeza da vida eterna. Se vamos para o céu é porque somos santos, porque temos uma vida eterna com Deus e por isso não queremos pecar. Deus quer que sejamos iguais a Ele na sua santidade.
    5. e) Para que eu tenha vida plena. Como é a vida que Deus tem para nós? Vida plena e abundante. Ele nos amou e nos deu tudo o que precisamos. “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (Jo 10:10). Mas, só terei tudo de Deus quando Ele tiver tudo de mim.

    A bondade de Deus move o Seu coração. Ele é bom, é amor, é vida e paz. “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que ele nele confiam” (Naum 1:7)

    1. CHAMADOS AO ARREPENDIMENTO (Rm 2:4)

    - Através do Seu amor, Deus quer que todo homem chegue ao arrependimento. Arrepender-se é sentir profunda tristeza pelo pecado cometido e decidir mudar completamente, não voltando mais a cometer o mesmo erro. Assim fazemos porque amamos a Deus mais do que amamos o pecado.

    - Quando entendo sobre este amor, sou constrangido! O que é um constrangimento?
    É um choque – Ah, Deus me ama! – o amor de Cristo nos constrange (2 Co. 5:14).

    - Entendemos que não temos mais nenhum contrato com o mundo.

    O amor de deus é declarado e provado, Ele nos ama e quer dar o melhor para nossas vidas. Os princípios de Deus são o melhor para nós. Segui-los é a melhor receita para ser feliz.

    1. QUESTIONÁRIO
    2. Se Deus nos ama, o que de melhor Ele nos deu?
      O Seu filho, o Senhor JESUS CRISTO.
    3. Para que Deus nos deu o seu único filho?
      Para que tivéssemos vida eterna
    4. Como o amor de Deus é demonstrado?
      No dar, na entrega que Ele fez por nós (Jo 3:16)
    5. Como demonstrar a Deus o amor que temos para com Ele
      Ganhando vidas e tendo uma vida santa.
    6. Nós somos pecadores santos, ou santos que pecam? Por quê?
      Nós somos santos que podemos vir a pecar sou santo porque sou redimido pelo sangue de Cristo, o pecado tenta entrar e dominar a minha vida, mas, como sou santo, luto contra o pecado e ele não tem mais domínio sobre a minha vida.
    7. No plano de Deus, Ele tem um alvo. Que alvo é este?
      Termos a vida eterna: sermos servos santos e irmos para o céu.
    8. Deus quer que todos conheçam o Seu amor e cheguem ao arrependimento. Leia Rm. 2:4 e comente.
    9. Como é a vida que Deus tem para mim, segundo João 10:10? Comente.
      Vida abundante
    10. Lendo 2 Co 5:14, que lição você tira?
      Eu sou constrangido (levo um choque) quando contemplo o amor de Deu . Sou constrangido a viver uma nova vida em Cristo.

     

    ORIENTAÇÃO PARA O MINISTRADOR

     

    - Orar com base nos pontos principais mencionados na lição.

    - Levar o povo a um quebrantamento, reconhecendo o profundo amor de Deus por todos.

    - Ratificar a importância de que todos devem estar no último Pré-Encontro, na próxima semana.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar